Sua empresa precisa se reinventar?

Pra falar sobre essa questão de ter que reinventar a forma como fazemos negócios, gostaria de trazer um caso muito interessante que aconteceu na Coreia. O povo coreano trabalha muito. Tanto, que não tem tempo nem de fazer o supermercado semanal da forma tradicional.

De olho nessa economia fantástica, grandes varejistas como Walmart e Carrefour se instalaram por lá, porém nem os varejistas conseguiram se adaptar aos coreanos, e nem os coreanos, por conta do tempo sempre corrido, conseguiram se adaptar ao modelo de compra tradicional. Por causa disso, Walmart e Carrefour se mandaram de lá.

Porém, uma empresa chamada Tesco, resolveu inovar. Eles pensaram assim “já que os coreanos não vão ao supermercado, o supermercado vai até eles”. Então, eles modificaram todo o seu modelo de negócios para se adaptar aos coreanos, mudando até mesmo o nome da empresa, passando chamar-se Home Plus.

A Tesco espalhou prateleiras virtuais pelos metrôs, onde os coreanos podem escanear os produtos desejados com o smartphone, realizar o pedido e depois recebem as suas compras em casa. Por conta disso, a Home Plus está em primeiro lugar nas compras online e em segundo lugar nas compras offline, na Coreia do Sul.

Esse é um excelente exemplo de empresa que não se deixou vencer pelos “status quo” das coisas, mas procurou pensar de forma diferente para se adaptar aos seus clientes. Pra isso, ela teve que  inovar e se reinventar. Ela tornou obsoleta a velha forma de fazer negócios, e por isso é hoje, um verdadeiro caso de sucesso!

E você? Como você poderia adaptar-se aos clientes, no sentido de procurar atender às suas necessidades?

Por exemplo, vamos supor que seja um tanto quanto inviável para as pessoas irem até a sua empresa para conhecerem os seus produtos/serviços.Você tem algum website ou blog de qualidade, onde você pode ir até eles, quando e onde eles precisarem?

Pense Nisso! Talvez a sua empresa também precise reinventar a forma como está fazendo negócios.

Sucesso!

Leave a Reply

Newsletter
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.